top of page

A dimensão estética na docência com bebês e crianças bem pequenas: indícios da formação de leitores

Autora: Arlete De Costa Pereira

(a autora faz parte da equipe desse Programa de Extensão)

A pesquisa, em nível de doutorado, refere-se à dimensão estética na docência com bebês e crianças bem pequenas, tem como foco a leitura e a contação de histórias infantis e busca pistas que possam indicar nessas práticas cotidianas um início da formação de leitores. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, realizada em um Centro de Educação Infantil, público e municipal, na Grande Florianópolis.

Ao apresentar um livro às crianças, ao ler ou contar uma história, a professora dá sentido e provoca nelas o desejo de descobrirem quantas histórias podem ser guardadas ali, quantos personagens e aventuras podem surgir nas páginas desse livro, portanto elas instigam a curiosidade e contribuem para formar nas crianças o gosto pelos livros e o prazer de descobrir as histórias, ou seja, indícios da formação de leitores.

A pesquisa mostrou que as crianças se constituem leitoras desde bebês, ao interagir com os livros e as histórias, usando o corpo inteiro, com todos os sentidos.

 

Esse processo não se dá ao acaso, mas é mediado, planejado e intencional pelas professoras. São elas que fazem as escolhas, compõem os cenários, proporcionam o acesso à beleza das palavras, da musicalidade das orações, dos textos, das ilustrações, das histórias e poesias, entre outros. As professoras se utilizam de uma série de elementos para envolver as crianças nas narrativas, procurando tornar esses momentos mais prazerosos, alegres e brincantes, assim como incentivam as crianças a gostarem das histórias. A organização dos espaços, o ambiente acolhedor, os adereços, como brinquedos, fantoches, dedoches, objetos sonoros, o corpo, a entonação da voz, as expressões faciais, os gestos, a ludicidade foram citados como elementos importantes para envolver as crianças nas histórias. Portanto, o corpo da professora, os olhares, a linguagem, a postura, os afetos, suas concepções, as interpretações, além do planejamento cuidadoso dos ambientes, das escolhas dos livros e materiais, tudo isso contribui na formação de leitores desde o berço.

O cuidado das professoras em relação à apresentação do livro, da história, a forma, o material, os conteúdos, a estética das ilustrações, a literariedade das palavras, os cenários, os elementos que o constituem, tudo isso vai compor os repertórios e desenvolver o gosto das crianças pelos livros. Além disso, esse contato das crianças com a estética das palavras e das imagens possibilita à identificação, a fantasia, a dúvida, o sonhar, elementos que contribuem para que aos poucos a criança seja introduzida no universo da literatura. Mais do que compartilhar livros e histórias, professoras e crianças compartilham experiências estéticas, afetos, desejos e curiosidades e tudo isso ajuda a nutrir o imaginário destes pequenos leitores.

Crédito das imagens: acervo pessoal da pesquisadora.

Referência:

PEREIRA, Arlete de Costa. A dimensão estética na docência com bebês e crianças bem pequenas: indícios da formação de leitores. Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2019. 268p.

A tese completa pode ser acessada em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/215480

Criado em 2020/2021 por Clara Sohn

  • Facebook
  • Instagram
bottom of page