Museu Tipografia Pão de Santo Antônio
Texto: Fernanda Gonçalves
(bolsista do Programa de Extensão)
Crédito das imagens: Museu Pão de Santo Antônio/Arquivo.
Na cidade de Diamantina, em Minas Gerais, localiza-se um museu único no país: O Museu Tipografia Pão de Santo Antônio. A antiga tipografia reúne extenso acervo museológico e documental, conservando uma parte da história de diamantinense, mineira e brasileira através da prática jornalística, editorial e tipográfica, entre os anos de 1906 e 1990 – materializada nos jornais Pão de Santo Antônio e Voz de Diamantina.
Todavia, o museu não se resume apenas ao espaço e sua coleção de jornais, como também apresenta e utiliza todo o equipamento remanescente da antiga tipografia, restaurados minunciosamente, para registrar por meio de um novo jornal ali produzido e compartilhar a memória da imprensa tipográfica diamantinense, recebendo visitas físicas (e virtuais).
Para além do riquíssimo acervo documental, salvaguardado em sua Hemeroteca, o nosso Museu – que continua sendo uma tipografia – se desenvolve no interior de um diálogo efetivo entre patrimônio material e imaterial: máquinas do passado, homens e mulheres do presente, técnicas em exercício.
Nesta ótica, vale lembrar que uma das maiores motivações para a criação do jornal Pão de Santo Antônio se deu na necessidade de uma fonte de renda que garantisse a manutenção do abrigo para idosos e pessoas carentes, visto que o Pão de Santo Antônio também foi e é uma Associação e tinha como finalidade original, desde 1901, abrigar e assistir pessoas carentes e/ou idosas.
Isto posto, dentre as atividades educativas do Museu Tipografia Pão de Santo Antônio estão a produção-tipográfica, oficinas, palestras, ateliês, assim como ações em parcerias e colaborações com escolas, instituições e empreendedores culturais da cidade.
Crédito das imagens: Museu Pão de Santo Antônio/Arquivo.
Projeto
Com uma equipe de mais de vinte pessoas e o objetivo de preservar, restaurar e divulgar o acervo documental e museológico da Associação do Pão de Santo Antônio, surge o projeto Memória do Pão de Santo Antônio. Contemplado pela seleção pública da Petrobras Cultural em 2012 e apoio da Universidade Federal de Minas Gerais, o projeto desenvolveu suas atividades entre agosto de 2013 e maio de 2015. Suas ações foram organizadas em torno de quatro pontos principais:
-
Conservação-restauração dos acervos museológico e documental;
-
Digitalização e divulgação do acervo documental;
-
Criação do Museu Tipografia Pão de Santo Antônio;
-
Reabilitação do espaço de pesquisa e de salvaguarda do acervo documental.
Hemeroteca
Em sua Hemeroteca, o projeto reúne uma série de exemplares dos jornais tipográficos Pão de Santo Antônio (1906-1933) e Voz de Diamantina (1936-1990), de periodicidade variável (semanal, quinzenal, mensal) – evidenciando a persistência no uso do modo de produção tipográfico diante do offset e da impressão digital.
Em 2014, perto de 4 mil exemplares dos jornais Pão de Santo Antônio e Voz de Diamantina foram submetidos a um processo de restauração e conservação. Desse modo, o acervo passou a ficar disponível ao público para visitação.
Além disso, através da digitalização e catalogação dos documentos impressos, em conjunto às ações de preservação das peças gráficas físicas, também foi criada uma coleção digital – fruto da parceria com a Divisão de Coleções Especiais da Biblioteca Universitária da UFMG – que passou a fazer parte da Biblioteca Digital daquela instituição, aonde pode ser acessada livremente.
Pesquisa
O Museu Tipografia Pão de Santo Antônio, sob selo editorial próprio, desenvolve Catálogo e uma série de Cadernos Temáticos, que podem ser acessados em seu site, com o objetivo de compartilhar os resultados das pesquisas e ações realizadas pela equipe do projeto Memória do Pão de Santo Antônio e divulgar o Patrimônio Gráfico e sua Preservação.
Para saber como apoiar o Museu e/ou agendar visita à sua coleção impressa, basta entrar em contato através do email contato@museutipografia.com
Referência:
Autor Desconhecido. Quem Somos. Disponível em: <http://www.museutipografia.com.br/> Acesso em: 07 jul. 2022.








