Oficina tipográfica Papel do Mato – Rodeio – Santa Catarina
Autor: Prof. Dr. Cristiano Moreira.

Crédito da imagem: Papel do Mato/Arquivo.
Breve histórico
A oficina tipográfica Papel do Mato está sediada em um sítio na cidade de Rodeio no médio vale do rio Itajaí açu em Santa Catarina junto com o Ponto de Cultura Biblioteca Rural e da Quinta da Gávea hospedaria e quintal criativo. Trata-se de um espaço cultural que também hospeda os visitantes, oferecendo uma estada em meio a livros, acervo de filmes disponíveis para os hóspedes.
A oficina Papel do Mato possui um acervo com mais de 95 tipos de letras de chumbo diferentes, impressoras tipográficas, guilhotina, prensas, prelo tipográfico e todo aparato que ainda é utilizado pelos proprietários na fabricação de livros artesanais.
Parte do acervo já foi catalogado no inventário iniciado este ano e que está disponível para download na página www.papeldomato.com.br.
A Oficina Papel do Mato integra a Rede Latino americana de cultura gráfica, composta por dez países e aproximadamente 70 iniciativas de preservação do patrimônio gráfico. http://redculturagrafica.org/

Crédito das imagens: Papel do Mato/Arquivo.
Editora
Papel do Mato é também um selo editorial. Produzimos plaquetes de poesia brasileira contemporânea impressa 100 % em tipografia. Além dos poemas a Papel do mato desenvolve a coleção Quintal tipográfico fazendo impressão das plantas existentes na Quinta da Gávea.
Workshops
Com o acervo disponível e os equipamentos em funcionamento a oficina é uma espécie de museu vivo. Periodicamente são realizados workshops de tipográfica nos quais todo participante tem acesso a todo acervo para criar sua experiência tipográfica. Para estes workshops é necessário o mínimo de quatro participantes. Neste caso há uma condição de hospedagem diferenciada na Quinta da Gávea.
Visita Guiada
As visitas guiadas levam o visitante a conhecer o acervo da Biblioteca Rural que é um ponto de cultura reconhecido pelo Ministério da Cultura e integrante da rede nacional de Pontos de Cultura. O visitante terá acesso aos equipamentos e uma aula sobre a história da tipografia e sobre o panorama atual das tipografias e mercado editorial independente.
A visita dura entre 40 minutos e uma hora e precisa ser agendada.







